segunda-feira, 21 de março de 2016

Amurane diz que demolições de construções ilegais vão continuar



Mahamudo Amurane, Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula, avisa, em entrevista que nos concedeu, que quem construir à margem da lei, vamos demolir.
Mahamudo Amurane
As demolições têm a ver com infraestruturas que foram erguidas em locais inadequados e sem autorização do município, que não passaram pelo processo de legalização nem pelo plano de pormenores. As nossas cidades, nos últimos 20-30 anos, cresceram de forma desordenada. Hoje  temos bairros extensos e populosos mas sem qualquer via de acesso, e isso é inaceitável. Em caso de necessidade, não podem chegar lá ambulância nem carro de bombeiros. 
Na nossa cidade, em Maputo também eu vi, uma pessoa para passar de um quintal para outro, tem que inclinar a cabeça. Isso demonstra uma desgovernação. O que encontramos é lamentável, por isso, temos vindo a sensibilizar as pessoas que temos a dignidade e a cidade de Nampula não a Ilha de Moçambique em que a gente está confinada e não tem a possibilidade de expansão. A cidade de Nampula tem extensas áreas e não se justifica a actual situação de aglomeração que nos é imposta hoje.
Nampula poderia crescer de forma organizada e estruturada. Aconteceu assim porque as autoridades competentes nunca se deram ao tempo de planificar o ordenamento territorial e está  a custar, neste momento, nas mentes das comunidades quando avançamos com projectos estruturados, sensibilizando que precisamos de parcelar os espaços, abrir as vias de acesso e essas vias não podem ser ocupadas por construções de casas, por muito que não sejam pavimentadas.
Temos vindo a lidar com esta questão e para nós é um grande desafio que temos pela frente em termos de consciencialização das populações porque tinham sido habituadas a viver naquelas condições. Dizemos às  pessoas que são dignas de viver de forma estruturada e organizada, com ruas, mercados e centros de saúde nos bairros.
O Conselho Municipal tem a responsabilidade de desenhar os planos de estrutura e de pormenores. Já avançamos e vamos apresentar à Assembleia Municipal o Plano de Pormenores e esperamos avançar com a sua implementação logo que for aprovado e vamos convidar as comunidades para ocuparem os espaços já estruturados. Isso vai nos possibilitar que tenhamos uma cidade estruturada, disse Amurane.

Sem comentários:

Enviar um comentário